Historia de Thomas Jefferson
Novo aplicativo Thomas Jefferson Story
Novo aplicativo Thomas Jefferson Story
Thomas Jefferson (13 de abril de 1743 - 4 de julho de 1826) foi um estadista, diplomata, advogado, arquiteto, filósofo e pai fundador americano que serviu como terceiro Presidente dos Estados Unidos de 1801 a 1809. Anteriormente, atuou como Segundo Vice-Presidente. dos Estados Unidos de 1797 a 1801. O principal autor da Declaração de Independência, Jefferson era um defensor da democracia, republicanismo e direitos individuais, levando os colonos americanos a romper com o Reino da Grã-Bretanha e formar uma nova nação; produziu documentos e decisões formativas nos níveis estadual e nacional.
Durante a Revolução Americana, ele representou a Virgínia no Congresso Continental que adotou a Declaração, redigiu a Lei da Liberdade Religiosa como legislador da Virgínia e serviu como segundo governador da Virgínia de 1779 a 1781, durante a Guerra Revolucionária Americana. Ele se tornou o ministro dos Estados Unidos na França em maio de 1785 e, posteriormente, o primeiro secretário de estado do país sob o presidente George Washington de 1790 a 1793. Jefferson e James Madison organizaram o Partido Democrata-Republicano para se opor à Partido Federalista durante a formação do Sistema Primeiro Partido. Com Madison, ele escreveu anonimamente as provocativas Resoluções de Kentucky e Virgínia em 1798 e 1799, que procuravam fortalecer os direitos dos estados anulando as leis federais sobre estrangeiros e sedição.
Como presidente, Jefferson buscou os interesses de navegação e comércio do país contra piratas da Barbary e políticas comerciais britânicas agressivas. A partir de 1803, Jefferson promoveu uma política expansionista ocidental, organizando a compra da Louisiana, dobrando a área de terra do país. Para abrir espaço para os assentamentos brancos, Jefferson iniciou um processo controverso de expulsão tribal indiana do território recém-adquirido. Como resultado das negociações de paz com a França, seu governo reduziu as forças militares. Jefferson foi reeleito em 1804. Seu segundo mandato foi repleto de dificuldades em casa, incluindo o julgamento do ex-vice-presidente Aaron Burr. Em 1807, o comércio exterior dos EUA declinou quando Jefferson implementou a Lei de Penhora em resposta às ameaças britânicas à Remessas dos EUA. No mesmo ano, Jefferson assinou a lei que proíbe a importação de escravos. Depois de se aposentar em um cargo público, ele fundou a Universidade da Virgínia.
Jefferson, embora seja principalmente um plantador, advogado e político, domina muitas disciplinas, variando de agrimensura e matemática a horticultura e mecânica. Ele era um arquiteto na tradição clássica. O grande interesse de Jefferson em religião e filosofia levou-o à presidência da Sociedade Filosófica Americana; ele rejeitou a religião organizada, mas foi influenciado pelo cristianismo e pelo deísmo. Filólogo, Jefferson conhecia várias línguas. Ele foi um prolífico escritor de cartas e correspondeu a muitas pessoas proeminentes. Seu único livro completo é Notas sobre o estado da Virgínia (1785), considerado talvez o livro americano mais importante publicado antes de 1800.